segunda-feira, 25 de julho de 2011

Será que a Depressão é o mal do século???

Diante de um mundo tão cheio de competições, onde tentamos sobreviver a todos os agentes estressores que ele nos oferece, tais como excessiva carga de trabalho, dificuldade econômica, obesidade, exigência moral elevada, a instabilidade e a agitação da vida moderna , faz com que haja sim um maior número de pessoas depressivas, tornando a depressão a doença do século.Em uma pesquisa da OMS até 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo, superando o câncer e doenças cardíacas.
Se observarmos a nossa volta, vamos perceber que hoje com maior frequencia ouvimos falar de pessoas com os sintomas da depressão e que muitas vezes vão aos consultórios médicos achando estar com algum problema de ordem patológica, mas quando se deparam com a possibilidade de estarem com depressão acabam se assustando. Os sintomas são de fácil identificação. A depressão pode ser considerada leve, moderada ou grave e o individuo usualmente sofre de humor deprimido, perda de interesse e prazer e energia reduzida levando a uma fatigabilidade aumentada e atividade diminuída. De acordo com o CID-10, Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento, existem além desses citados, 0utros sintomas comuns que são: Concentração e atenção reduzida; auto-estima e autoconfiança reduzidas; idéias de culpa e inutilidade; visões desoladas e pessimistas do futuro; idéias ou atos autolesivos ou suicídio; sono perturbado e apetite diminuído.
Se pelo menos cinco dos sintomas citados estiverem presentes por duas semanas é importante procurar ajuda, segue aí os sintomas: humor depressivo, perda de prazer por atividades que ela fazia e apreciava, insônia, alteração do peso ou do apetite, cansaço ou falta de energia, agitação psicomotora ou lentidão mais do que o habitual, passa a ter sentimentos de desesperança, de culpa excessiva ou sem valor, dificuldade de concentração e pensamentos de morte.
A tristeza é um sentimento inerente ao ser humano, todos nós em algum momento da vida nos sentimos tristes por algum motivo, são momentâneas. Se alguém que amamos muito morre, por exemplo, ficaremos dias e dias tristes, mas conseguiremos reagir frente a situação. Já a pessoa no quadro de depressão entra em sofrimento psíquico e o mesmo ainda possui um prejuízo ao seu desempenho social e ocupacional.
Quanto ao que causa a depressão, podemos dizer que ainda não existe uma causa determinada, mas existem alguns fatores que são indicadores para a doença, tais como, fatores de origem bioquímica, devido ao mal funcionamento dos neurotransmissores, fatores circunstanciais como morte de um filho, perda de um emprego, etc. Os eventos circunstanciais disparam um gatilho na pessoa que já possui a predisposição a depressão.E ainda fatores genéticos que são a causa de estudos.
É importante ficarmos ligados nos sintomas pois a depressão mata!!!! Se você conhece alguém no quadro acima descrito,oriente-a que procure ajuda profissional, pois talvez ela não consiga sair dessa sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário